Brasão de armas: cada país tem o seu, sabiam?

E ai minha gente, eu por aqui, tudo bem?
Um dia não sei porque motivo (talvez porque muitas camisetas de grifes diversas fizessem uso deles, porém distorcidos e repaginados) fiquei curioso em conhecer os emblemas de armas dos diversos países do mundo - os brasões de armas. Eles tem a ver com as forças armadas de cada país, um símbolo a se respeitar, tanto quanto a bandeira do país que nascemos; mas, infelizmente, não são muito conhecidos do grande público: no caso do brasil aparecem em campanhas do governo federal, em repartições públicas, fóruns, juizados, escolas, quartéis, agendas, do lado do mapa do país...  pelo que entendi, observando eles, cada brasão tem toda uma simbologia e história por trás, não é feito a pedido para um pintor ou artista plástico - se fizer, sem problema, a pátria agradece -, mas surge naturalmente de acordo com os acontecimentos sociais e históricos da nação. Falar da beleza de uma bandeira é pegar pesado, mas como brasão é algo menos problemático, acho eu que tá de boa. Eles são diversos, alguns muito bonitos e outros muito distintos. Estética a parte, mas ... vamunessa!
Pra começo, peguei os brasões dos países, micropaíses, territórios ultramarinos, jurisprudências administrativas, e outros locais diversos que oficialmente pertençam ao Continente Europeu. COMO ASSIM?
Explico. São territórios que, formalmente, estão sob responsabilidade de algum outro país. De exemplo, tem o reino unido, formado por inglaterra, país de gales, escócia e irlanda do norte, e a inglaterra mantém os outros três ligados a ela; ilhas faroe, pertencentes a dinamarca; martinica fica no caribe, e É uma colônia da frança (sim, minha gente, colônias como a gente estuda, ou estudou, no colégio ainda existem), etc. Alguns são territórios com leis próprias, governos locais próprios, mas existe um país ao qual mantém certa relação de subordinação, em maior ou menor grau. Ufa! depois desta parca explicação histórica, vamunessa! (já disse isso antes... ¬ .¬')
Através de uma analise inicial, percebi que em muitos deles aparecem animais, sendo os mais recorrentes os felinos (leões e similares) e aves com uma ou mais cabeças. Depois aparecem vacas, touros, cavalos e até unicórnios! Tem uns híbridos que não dá pra distinguir direito que animal é. Em alguns poucos aparecem uma ou mais pessoas, ou partes delas (depois explico isso direito).
Nos países do norte e ocidente europeu aparece muito o Leão e seus híbridos. Tava pensando por aqui, deve ter a ver com um rei inglês, acho que se chamava Ricardo coração de leão, ou algo similar. Mas tenho uma dúvida: será que antes existia leão na Europa? Leão não é da África? Deve ser porque caçavam e levavam pra lá, não é? Nos coliseus romanos levavam os bichos, que metiam medo em quem assistia, e matavam os que eram jogados neles. Divagação feita, continuemos.
Vou colocar os brasões onde só aparecem leões primeiro.


Alderney.

Bélgica, onde se lê em latim "A união faz a força". Não era açúcar?
Bulgaria, onde se lê no idioma deles "A união faz a força" outra vez. Cade a originalidade? 

Dinamarca


Escócia


Estônia


Finlândia



Guernsey, outro protetorado britânico.

No brasão da Holanda (ou países baixos) aparece escrito "Eu manterei".


Ilhas Jersey, o paraíso fiscal que o maluf tanto adora.


Inglaterra. Essa lingua azul de fora ficou bizarra demais, e em dose tripla!


Noruega. Menos pra leão e mais pra puma.



País de Gales


Suécia. Bem auto-explicativo, uma monarquia.

Por enquanto, só felino(s). Mas agora vem ele(s) mais algum(ns) bichinho(s) extra(s).
A Espanha vem acompanhada de um castelo pequeno e uns escudos, pelo que parece. Está escrito "mais além", provavelmente uma referência às grandes navegações.
No da Geórgia um São Jorge entre os dois leões. "A força está na união", mais original, pelo menos inverteu a ordem.


Um leão e um alce de cada lado pra Irlanda do Norte. Pertencente à Inglaterra, vivia aparecendo na TV pelos atentados terroristas provocados pelo IRA - Irish Republic Army, Exército Republicano Irlandes -, mas diminuiu nesses últimos anos.

Letônia. Tem todo jeito da Irlanda do Norte, trocando o alce pela Quimera.

"Deus e meu direito" no brasão do Reino Unido.


Leões com aves na república Tcheca.

Outra observação minha foi que no Sul,  Sudeste e leste Europeu começam a predominar aves, no sentido oeste-leste. Ficam mais em destaque do que os outros animais, ou aparecem somente elas.


Águia de duas cabeças da Albânia. Só não entendi esse negócio em cima delas, parece um gorro, muito estranho.


Corvo da Alemanha fazendo muque.


Austria e sua águia. E essa foice e martelo com ela? Não são os símbolos do comunismo? Pensei nisso agora, vai saber a história por trás desse brasão.

Esse brasão do chipre é bem zen, não é? Coroa de louros cercando uma Pombinha branca da paz e o ano em que foi assinado um acordo que deu a independência ao país. Apesar disso, ouvi dizer que a ilha é motivo de disputa entre outroa países.

Achei estranho o de Liechtenstein, a simbologia por aqui é grande. Pelo menos dá pra saber que lá a forma de governo é monarquia.
Polônia. Terra de Lech Walessa e papa João Paulo II.
Águia branca de duas cabeças da Sérvia.

E agora vamos à sessão passarinhos +algum outro bichinho.

Moldávia, no leste europeu. Parece nome de cidade de jogo de RPG. Aqui já fica em destaque a águia sobre o touro.


Montenegro. Um dos muitos países que se independizaram da antiga iugoslávia. Águia dourada de duas cabeças, con escudo de Leão no meio, segurando dois objetos religiosos, e coroa sobre as cabeças.
O brasão da República Tcheca já postei, e aparecem aves com leões.


Romenia, terra do Nicolau Ceaucesco, carrasco comunista, cujo corpo foi exibido pelas TVs do mundo, jogado pelas ruas da capital Bucareste. E terra do eterno Vlad Tepes, nosso Conde Drácula! Esse é mais parecido com o da Móldávia e Montenegro, mostrando que existe toda uma história e simbologia, ainda mais evidente em países vizinhos, sobre os brasões.


Outro brasão muito parecido com os anteriores, Da Federação Russa, com São Jorge matando um dragão.

Agora vou postar aqueles que aparecem outros animais diversos.


Andorra, micropaís nos Pirineus, entre Espanha e França, famoso por suas estações de esqui. "Virtude unida é mais forte", escrito em latim, em escudo com vaquinhas pastando.


Cazaquistão. Achei muito bonito, com cavalos dourados nos lados.


Croácia. Cabrito, três leões coroados e um bicho que não sei qual é.


França. Parece um leão e um passarinho, cercando um machado envolto em um recipiente.


Ilhas Faroe


Islândia. Achei muito bonito e imponente, de respeito.


Lituânia. A la São Jorge.

E na sequência os brasões da Grécia, Itália, Malta (no meio do mar mediterrâneo) e San Marino (dentro da Itália). Todos do sul da Europa, em comum tem uma coroa de folhas cercando um escudo.


Grécia


Itália. "República Italiana".


Malta. "República de Malta".


San Marino. "Liberdade".

Nos três seguintes temos paisagens da natureza, bem simples e direto, da Bielo-Rússia, Eslovênia e Macedônia.


"República Bielo-Russa"


Eslovênia


Macedônia

Bosnia-Herzegovina e Kosovo tem em comum o fato de serem vizinhos e possuírem seis estrelas brancas em seus escudos...



Kosovo ainda não é uma nação reconhecida por alguns países, como a Sérvia, que a considera oficialmente como sua província. O Brasil também não reconhece Kosovo, visto que firmou vários acordos com a Sérvia nesses últimos anos. É, isso ainda vai dar o que falar.

Hungria e Gibraltar apresentam construções, uma o topo de uma cupula de igreja (ou um vitral talvez) e outro uma fortificação, mas não sei o que está escrito na parte de baixo.



E na sequência coloco alguns que não sei explicar (acho que estou ficando com sono, e o correto é "especular"). Achei estranho demais o da Eslováquia, talvez um símbolo religioso.



Será que a harpa é um instrumento musical com significado profundo na Irlanda? Já apareceu em outros escudos por aqui. Bem suave.

É astrolábio o nome do aparelho no brasão de Portugal? Já vi em alguns filmes de descoberta das Américas, remete quando era uma potência mundial.

Ora poishhh!


Suíça. Bem neutro.


Turquia. "República da Turquia".


Ucrânia. Juro que não sei o que é esse desenho. Dê asas à imaginação!

O brasão do estado do Vaticano, onde fica a Santa Sé, menor país do mundo, sede central da Igreja Católica Apostólica Romana. É isso ai minha gente, deixei mais pro final mesmo esse aqui.


Um escudo muito bem feito e didático, informando pela coroa que é uma nação de monarquia vitalícia eletiva. O chefe do estado - representante supremo do catolicismo, o Papa - é eleito através de eleição por um colégio de cardeais, onde permanece no poder até o fim de seus dias. Penso ser monarquia o sistema de governo, o Vaticano não tem nenhuma população pra eleger ninguém, tem o tamanho de um bairro, no máximo. As chaves cruzadas se referem ao conclave, onde se elege o papa.

E aqui o brasão de uma autêntica monarquia: a de Mônaco!


"Com a ajuda de Deus"

A familia Grimaldi, oriunda da peninsula itálica, permanece há séculos no poder, e no escudo faz referência ao momento em que eles, retomando o poder de Mônaco, tomaram de surpresa o castelo onde se encontravam seus inimigos franceses. Para entrar nele, se disfarçaram de monges. Não sei porque, mas é um local que sonho conhecer, depois da Holanda e das highlands da Escócia. Pena que tudo lá é muito caro. Cassinos, carros de luxo, iates, glamour... que vida!

Esse aqui, SIM, deixei pro final: Ilha do Homem, sob governo direto da Rainha Elisabeth II, berço do grupo Bee Gees, localizado entre Irlanda e Inglaterra. Prestem atenção na figura do escudo e leiam o que está escrito abaixo dele, em latim, e leiam depois a tradução.


"ONDE QUER QUE O JOGUE, FICARA DE PÉ"

Sensacional, não acham? Esse foi o mais @#$% de todos!

E pra fechar...


BRASIL!!!!

Comentários

  1. Adorei o seu post, acho legal mesmo tudo sobre brasões! O brasileiro é até simples comparado a outrosmas é bonito. No brasão de Gibraltar está escrito "Montanha de Gibraltar".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ler o meu post! E foi mal por ter respondido mais de um ano depois dele ter sido escrito! Mais uma vez, obrigado pela tradução. Até mais! (^^)

      Excluir
  2. Bacana! Intrigante o brasão austríaco.

    ResponderExcluir
  3. Belo post! Achei pesquisando sobre brasões, auxiliou bastante.

    ResponderExcluir
  4. belo post o mais lindo e nosso BRASILL!!!

    ResponderExcluir
  5. Classic Poker Chips | Titanium Money Clip | iTaniumarts
    Classic Poker Chips. This titanium security poker chip titanium boiling point is made of stainless man titanium bracelet steel. This ford focus titanium hatchback poker chip mens titanium watches is made from Stainless Steel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas